quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Epistemologia da Educação Física

No artigo o Autor chama a atenção para suas observações nas décadas de 60 e 70 épocas do surgimento das disciplinas ligadas a epistemologicamente as disciplinas cientificas.
Fala da crise de identidade da Educação Física que vem do desejo de tornar-se ciência e da constatação de sua dependência de outras disciplinas cientifica que os professores de Educação Física, passam a se identificar com especialistas de outras áreas, como fisiologia e biomecânica etc. Dada à importância e o estatus que a ciência goza na sociedade. O complexo é tão grande pelo fato de não ser vista como ciência a Educação Física.
O autor também defende a tese de que mesmo não sendo ciência a Educação Física está interessada na ciência e não na explicação cientifica, diz ainda que o objeto da Educação Física enquanto prática pedagógica e retirada da cultura do corpo.
O texto fala dos conflitos gerados pelas ciências no que deriva respeito qual melhor metodologia a se aplicar nas aulas para o ensino de um esporte, pois cada ciência ver os movimentos do corpo segundo a luz de suas fundamentações. Constitui-se numa grande dificuldade para o Educador Físico integrar diversas abordagens á sua decisão.
O autor nos convida a analisar a tese da motricidade humana como possível fornecedora do estatuto epistemológico da Educação Física e diz que ela não apresenta solução para o problema epistemológico da Educação Física.
Finalizando o Autor nos convida a considerar os limites da própria racionalidade cientifica, quanto aos fundamentos de nossa pratica e observarmos também outra dimensão importante presente na pratica pedagógica que é a dimensão estética. E que o apelo a cientifização da Educação Física é muito problemático porque a racionalidade cientifica tradicional é limitada em relação as necessidade de fundamentação de sua pratica.

Um comentário:

Epistemologia da Educação Física disse...

Prezado Luis,

Esboçando um comentário geral e inicial de seu
resumo, para depois atentar aos detalhes, você
obteve êxito em retirar do texto as questões cruciais
expostas por Valter Barcht. Contudo, cabe algumas
observações para o aperfeiçoamento de sua escrita.
Por exemplo, você inicia seu resumo com um detalhe
Histórico do texto, (substitua epistemologicamente por
Às questões Epistemológicas da EF) para depois falar da crise de
Identidade da EF relacionada à dimensão epistêmica,
Isto é, seu vínculo com a ciência. Penso que você
Deveria iniciar o resumo com essa parte colocando
Da seguinte forma: “No texto Epistemologia da
Educação física, Valter Bracht toma como tema
Central a crise de identidade da EF concernente ao
Que se compreender por um certo desejo de...”.
Na seqüência, quando você diz: “Dada a importância...
Vislumbra-se nesse campo um complexo epistemológico
Justamente porque a EF não é vista como ciência”.
A seguir, quando vc diz da tese do autor, está perfeito,
Contudo, você fala da questão da cultura do corpo, mas
Não especifica como sendo isso um espaço de onde a EF
Pode retirar saberes para alimentar sua prática para além
Das ciências tradicionais.
Sobres as metodologias, chegou bem perto. A questão
Aí é sobre a abordagem que uma ciência pode tomar:
A medicina pode ser humanista ou darwinista, mas
Continua sendo medicina: aí começamos a falar de
“matriz epistemológica” ou fundamentações. Assim,
acertadamente o problema é esse. O profissional de EF
diz que vai utilizar a psicologia para explicar um fato,
mas perguntamos: qual delas? Comportamentalismo,
gestalt, psicanálise, psicomotricidade etc.
Sobre a tese da motricidade humana você deverá
Acrescentar apenas o nome do dono da tese: Manuel Sergio:
Isso é importante. Além de localizá-la melhor como esta
Tese aparece na EF.
De resto, a estrutura lógica e cronológica do resumo está perfeita, com exceção, como já explicitei, das primeiras linhas.
Por último, não escreva em parágrafos, mas sim em um bloco só.
Espero ajudar com esses comentários.

Cordialmente,
Prof. Renato Izidoro