terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Resumo do texto"Politica Educacional e Educação Fisica"

FAMAMA-Faculdade Maria Milza
Licenciatura em Ed. Fisica
Turma: 2007.1
Docente: Luiz Carlos
Discente: Renato Izidorio
Data:27/02/08

Nesse artigo, no primeiro momento Lino Castellane filho é enfático ao dizer que tem o que se ensinar, se referindo ao rico conteúdo programático da Educação Física na escola. E pergunta o que a Educação Física e seus profissionais precisam reconhecer como conhecimento a ser reconhecido dentro da própria educação Física, uma vez que a Educação Física brasileira vê-se hegemonicamente vinculada ao eixo paradigmático da aptidão física ,onde Fernando de Azevedo coloca que no âmbito das ciências biológicas que os profissionais de Educação Física vem buscando os saberes necessários ás suas ações pedagógicas.Falta no entanto sinalizar que é a visão hegemônica de uma Educação Física que fundamenta a sua pratica na ótica do eixo paradigmático, que entende ser sua função higiênica e eugênica, acoplada á idéia do rendimento físico/esportivo.
No texto o autor faz fortes referências a magia do futebol para os brasileiros e critica os aspectos de preconceito embutido no futebol quando não permite a mulher ter a mesma liberdade de atuação dentro desse esporte, critica também a valorização do futebol nas escolas em detrimento a outros esportes que seria interessante ser ensinado nas escolas.

3 comentários:

Luizcarlos disse...

Prezado Professor,

Cometi alguns erros de concordância no final do meu texto, apesar de ter identificado logo ao cometê-los, não tive como reparar, pois não sei que ferramenta usar para fazer isso.
Luiz Carlos

Epistemologia da Educação Física disse...

Prezado Luis,
Antes de qualquer observação mais profunda, sugiro que disponha o título de seu resumo na forma de referência bibliográfica. Ou seja:

CASTELLANI FILHO, Lino. Considerações acerca do conhecimento (re)conhecido pela educação física escolar. In: Política educacional e educação física. Campinas, SP: Autores Associados, 1998.

Luis Carlos

Vamos agora às observações quanto à forma e ao conteúdo do resumo. Primeiramente, lembre-se que um resumo deve contar na sequencia com: exposição do tema central, a perspectiva do autor e os argumentos que ele utiliza para abordar os dois primeiros. Perceba, nesse sentido, que você inicia o texto com um argumento do autor sobre o tema central. Sendo que esse último é motivado pela pergunta: a educação física tem o que ensinar? Que em outros termos, conforme o título, o tema central é: quais são so conhecimentos reconhecidos pela educação física escolar. Nesse sentido o autor parte de uma perspectiva que abrange a epistemologia, praxeologia, a história e uma crítica sobre o currículo da educação física no ensino superior. A partir daí você pode dizer que Castellani Filho retoma Fernando de Azevedo para mostrar como que a educação física está historicamente vinculada às disciplinas biológicas voltadas para o desenvolvimento da aptidão física, pois parte da noção médica de corpo na modernidade. Assim você resolveria a parte de seu resumo onde você acaba “patinando” em muitas linhas para expressar uma idéia apenas: o eixo paradigmático da aptidão física. Perceba como você repete a idéia. Na sequencia, repare que você cria uma ruptura, um salto na ordem do texto. Ou seja, do eixo paradigmático você salta para a “magia do futebol”. Para solucionar isso, exponha como o autor realiza essa passagem de um assunto ao outro. Algo que está relacionado epistemologicamente, com o deslocamento que a educação física sofre a partir da década de oitenta, que vai das Ciências Naturais às Ciências Humanas. Mas tome cuidado, pois essas são palavras minhas, já que o seu resumo deve encontrar essa idéia conforme o texto de Castellani Filho. Só estou tentando ajudar você a localizar os pontos cruciais do texto. Na verdade, tente lembrar das “chuteiras nas maternidades” sem mensioná-las em seu resumo. Mas a idéia é essa: a educação física sempre estudou o corpo da anatomia, deixando de lado o corpo social, que por exemplo, determina que o corpo masculino seja feito para o futebol, isso, até mesmo no interior das universidades, lugar onde deveria se realizar a crítica disso e não a afirmação. Escreva tudo em um bloco só, sem parágrafos. Espero ter ajudado. Quanto aos erros de concordância, sugiro que escreva o texto no Word utilizando o corretor gramatical, e depois recorte e cole na postagem do blog.
Cordialmente,
Prof. Renato Izidoro.

Myrna disse...

Resumo objetivo e claro.
tratando-se das informações mais importantes de cada autor.