quarta-feira, 19 de março de 2008

A INVENÇAO DA GINASTICA NO SÉCULO XIX:MOVIMENTOS NOVOS,CORPOS NOVOS.

Resumo: VIGARELLO, Georges. A invenção da ginástica no século XIX: movimentos novos, corpos novos. In: Revista Brasileira de Ciências do Esporte. V. 25, n. 1, p. 9-20, setembro de 2003.



FAMAMA-Faculdade Maria Milza
Licenciatura em Ed. FisicaTurma: 2007.1
Docente: Luiz Carlos
Discente: Renato Izidorio
Este texto analisa a ruptura da tradição surgida na Europa entre os anos de 1810 e 1820, no que diz respeito a renovação da visão dois exercícios físicos , como também da visão do corpo.Corpo produtivo,movimentos contabilizados, constatações aparentemente pequenas, porem determinante na observação da performances como também a capacidade corporal.O dinamômetro Inventado por Reginier, no fim do século XVIII permitia a avaliação em quilograma ganhou muito prestigio no inicio de 1830 e se difunde para além das fronteiras do ginásio.Penetra nas feiras das províncias, nos jogos de campo, aventura-se até debaixo das lonas de circo .Analisar a mecânica dos movimentos foi também segundo o texto uma novidade da época pois calculava a força produzida, calculo da velocidade e dos tempos.A ginástica é instrumentalizada e o corpo deve produzir resultados que podem ser aferidos no rigor de uma tabela de dado.
O movimento humano decomposto leva sua mecânica a concorrer com uma mecânica mais ampla; o esforço é separado da habilidade para ser submetido a muitos outros empreendimentos. O trabalho mecânico começa a prevalecer em relação ao trabalho de habilidade movimentos mais geométricos. O programa de ginástica dos anos de 1820 compreendia tanto conteúdos militares ou medicinais quanto “ginástica civil e industrial (segundo Amoros, 1834)”.
Foi necessário a invenção de uma pedagogia que estabelecesse uma disciplina que tivesse mais coerente com os anseios dos militares, ou seja, o controle total do corpo como também a obediência dos alunos,

Um comentário:

Epistemologia da Educação Física disse...

Prezado Luiz,
Sugiro inicialmente que coloque o título do resumo no formato de Referência Bibliográfica:

Resumo: VIGARELLO, Georges. A invenção da ginástica no século XIX: movimentos novos, corpos novos. In: Revista Brasileira de Ciências do Esporte. V. 25, n. 1, p. 9-20, setembro de 2003.

Esboçando um comentário geral, expresso que seu exercício de resumo apresenta avanços significativos. A apresentação está mais solta e clara. Mas precisando de mais algumas dicas para maior aperfeiçoamento. Por exemplo, quando você inicia dizendo: “Este texto analisa...”, perceba que o pronome demonstrativo “este” faz o leitor tomar a atenção sobre seu texto, isto é, seu resumo. Quanto que, você está querendo se referir ao texto de Vigarello. Portanto, tente operar nos resumos com a terceira pessoa do singular ou do plural, este último quando for com mais de um autor. Portanto, o início ficaria assim: “O texto...” Ou seja, “(ele) O texto...” Perceba que assim você estará trabalhando com o pronome demonstrativo “esse”. Podendo ser também o início: “Esse texto...” Isto é, qual texto? Ora, o citado no título do resumo. Por isso que o título deve estar bem claro e completo. Pois aí você já conta com ele como sendo parte e início do seu resumo. Na seqüência você continua muito bem dizendo: “Este texto analisa a ruptura da tradição surgida na Europa...” Pergunto: qual tradição? Veja que a resposta está presente na segunda e terceira linha: “...a renovação da visão dos exercícios físicos...” Assim, você poderia expressar logo no início, o que lhe pouparia a conjunção gramatical “...no que diz respeito...” Então ficaria assim: “Esse texto analisa, a partir de uma perspectiva historiográfica (perspectiva do autor, exigência do resumo), a ruptura da tradição ocorrida entre os anos de 1810 e 1820 referente aos exercícios físicos, bem como da visão do corpo, por meio de uma nova concepção de ginástica motivada pelos paradigmas da física e da matemática aplicados através dos sistemas de medidas comparáveis universalmente. O corpo passa a ser visto como produtor de movimentos contabilizados...” Aí você continua: “O exemplo mais notável apresentado pelo o autor foi a invenção do dinamômetro...” Aí você continua com seu texto, que está muito bom.
Lembrando que um resumo deve conter: os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro